• Danone
  • Danone
  • Danone
User experience

Danone

Purchasing Center for small producers

2019
01 Introdução O grupo Danone é uma empresa multinacional de produtos alimentares conhecida por seus diversos produtos lácteos, principalmente por seus iogurtes. A Danone iniciou suas atividades no Brasil na década de 70, em Poços de Caldas (MG).
02 Dificuldade

Manter a qualidade da matéria-prima para desenvolver seus produtos, sendo que é difícil fidelizar os produtores de leite de alta qualidade, pois a concorrência é grande, o que coloca em risco a sua produção.

03 Desafio

Desenvolver uma plataforma de Central de Compras que permita conectar a Danone com seus produtores trazendo benefícios para toda cadeia: oferecendo insumos e um marketplace com o intuito de colaborar com os mesmos no dia-a-dia. Para esse projeto, o grande desafio foi desenvolver um aplicativo com uma boa usabilidade para o público alvo, na grande maioria sem muita familiaridade com tecnología. Normalmente os produtores moram em fazendas que são locais mais afastados dos grandes centros urbanos e em alguns momentos poderiam perder a conectividade móvel. A solução não deveria ter a conectividade de internet como um impeditivo para utilização do aplicativo.

Solução
04.1 Pesquisa de Campo

Nesse projeto, o time Vizir atuou de ponta a ponta. Iniciamos com o nosso time de Design UX/UI visitando a Danone em Poços de Caldas - MG. Em campo, nosso time conheceu o dia-a-dia da equipe de operação da Danone e visitou algumas fazendas produtoras que fornecem matéria prima para a Danone conhecendo sua rotina, dispositivos que utilizam, conectividade nos lugares onde os produtores viviam, etc., Com este mapeamento, voltamos para o escritório em São Paulo e criamos os primeiros Wireframes de baixa fidelidade e fizemos algumas sessões de teste de usabilidade com os usuários para validar e colher feedbacks sobre o entendimento e uso dos protótipos.

04.2 Desenvolvendo a ideia

Após a etapa de UX concluída, iniciamos com o desenvolvimento de toda UI e criação das interfaces do aplicativo.
O aplicativo tem três áreas, que são venda de insumos (soja, polpa cítrica, milho), área de contratos com fornecedores e marketplace com diversos produtos como vacina, trator, equipamentos, alimentador de gado, esperma de boi, entre outros.

04.3 Tecnologia

Para o desenvolvimento do aplicativo, após algumas discussões com a Danone optamos por usar a tecnologia PWA (Progressive web App). Analisando custo e tempo de desenvolvimento ficou mais adequado a realidade do projeto. Com essa tecnologia conseguimos entregar uma experiência uniforme multiplataforma (web desktop, web mobile, Android e iOS) com o mesmo código-fonte e a experiência entregue para os produtores em smartphones é muito próxima de um aplicativo nativo, pois usamos as seguintes técnicas do PWA:
- Adicionar atalho à tela principal do telefone
- Acesso offline
- Notificação push

04.4 Comunicando com o produtor

Um outro aspecto relevante foi a comunicação entre App e produtor, pois como o acesso a internet em uma fazenda é escasso e muitas vezes só é possível em locais específicos, optamos em usar o SMS como principal canal de comunicação pró ativa do Aplicativo com o produtor, pois o SMS é muito mais acessível na fazenda que outros tipos de notificações.

05 Uma Melhor Experiência

Design sprints e visitas à campo para entender melhor a necessidade do produtor.

Buscamos entender a necessidade do produtor e o funcionamento dos processos atuais. Como era o processo manual atual, como o produtor usava o celular e quais as facilidades e restrições existentes no backoffice.

Experiência do usuário & interface do Usuário
05.1 wireframe

C onsectetur adipiscing elit. Aenean ac urna fringilla enim efficitur luctus. Vestibulum egestas velit iaculis nulla ornare rutrum quis non turpis. Maecenas pellentesque eu est eu accumsan.

05.2 Layout

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean ac urna fringilla enim efficitur luctus. Vestibulum egestas velit iaculis nulla ornare rutrum quis non turpis. Maecenas pellentesque eu est eu accumsan.

06 Colocando em produção

Com o aplicativo em produção, antes de divulgarmos para toda base da Danone, iniciamos os testes com apenas 5 produtores. Esses produtores nos passaram constantes feedbacks para ajustes e otimizações no sistema.
Após um período de avaliação dos produtores, a Danone divulgou para toda sua base de produtores.

07 Resultados

Resultado super positivo para a Danone. Com o aplicativo em produção, a Danone iniciou um trabalho de evangelização por meio de vídeos, incentivando o uso do Aplicativo. Fizemos o acompanhamento do progresso dos usuários ativos e em pouco tempo conseguimos mais de 80% da base de produtores utilizando o Aplicativo.

Tags Experiencia do usuário Interface do usuário .NET ReactJS PWA