PHP Experience 2017
29.03
Estivemos essa semana na PHP Experience, um evento que nos surpreendeu muito positivamente, principalmente pela qualidade das palestras e formato. Com um primeiro dia para tutorias, uma noite para os keynotes, e um terceiro e último dia para 3 trilhas temáticas, e recheadas com assuntos bem pertinentes, úteis não apenas para quem trabalha com PHP, mas como para qualquer desenvolvedor. Como por exemplo, sobre Big Data e Programação Orientada a Aspectos.
Vamos aqui, contar um pouco sobre como foram dois keynotes, que o nosso time gostou bastante.
A noite da segunda-feira começou com o keynote do Michelangelo van Dam, sobre como uma arquitetura distribuída pode te ajudar. O começo foi recheado de conceitos, desde uma explicação rápida sobre LAMP, até um passo-a-passo de como geralmente escalamos a aplicação, chegando até a arquitetura de micro-serviços.
Mas o ponto central do keynote não era micro-serviços, e sim alta-disponibilidade. Para muitos alta-disponibilidade gera custos desnecessários, afinal se a AWS cair por exemplo, vários outros serviços grandes irão juntos, e o seu será só mais um. Porém quando falamos de serviços para o mercado financeiro, transporte e saúde, a alta disponibilidade é essencial, se a AWS cair, uma outra região, ou até outra cloud terá que assumir. E esse foi o ponto principal do palestrante, que tem uma vasta experiência, pela sua empresa prestar esse tipo de serviço.
Sua recomendação para alta disponibilidade é ter sempre uma outra cloud pronta pra assumir, caso a primeira caia. Em vários casos que AWS caiu, outras regiões também tiveram seus serviços impactados, e no histórico de quedas, quando a AWS cai, a Azure está de pé, e vice-versa. Portanto utilizar ambas, é uma estratégia boa, tanto que é o que eles recomendam para os seus clientes.
Alguns outros pontos importantes pra que isso seja possível são:
Keynote feito pelo italiano, que vive na Alemanha, Marco Pivetta. Abordou um assunto não tão trivial, e que muita gente não tinha conhecimento, inclusive nós, que é o Event Sourcing.
A primeira coisa a ser ter em mente, é que Event Sourcing não é algo pra ser aplicado a torto e a direita, precisam existir motivos fortes para a sua aplicação. Isso deve-se a complexidade que ele traz. O principal motivo é para lidar com serviços externos, afinal você não tem controle sobre eles. Usando Event Sourcing você tem todos os eventos do sistema armazenados, geralmente numa fila (ex: AWS SQS e RabbitMQ), e um worker, que em caso de falha, consegue reprocessar o evento.
Até agora nos parece que estamos falando apenas de processamento assíncrono, certo? Algo que muitos de nós fazemos, como por exemplo, ao enviar um e-mail de confirmação de uma compra. Bem, a aplicação de Event Sourcing, vai um pouco além dos recursos externos, ela envolve o código da sua camada de negócio também.
Alguns conceitos o Marco trouxe para criar a sua aplicação usando eventos:
Como você pode perceber, são vários conceitos novos, e isso que estou apenas resumindo o que o Marco passou no keynote. Por isso, se você ficou interessado, e quer entender melhor como implementar Event Sourcing, recomendo fortemente a sua apresentação (não sei se o pessoal do PHP Experience irá liberar as talks – acho que sim, porquê estavam gravando, mas se quiserem já ver a apresentação do Marco, ela a deu na Web Camp 2016).
….
Bem é isso. Como dissemos no começo, o evento foi muito bom, mesmo com alguns problemas na hora do coffee break e coquetel, onde se percebeu que o espaço e quantidade de comida, não foram bem dimensionados para a quantidade de pessoas que estavam lá. O conteúdo prevaleceu, e é o que sempre deve prevalecer, e tanto os keynotes, como as palestras das trilhas foram e sua maioria de excelente nível e bem pertinentes, tanto que várias salas estavam lotadas.
Parabéns a todos envolvidos! Em 2018 pretendemos voltar!
Presidente de Portugal no encerramento No último dia aconteceu a trilha FullSTK, focada...
Eita, sô! Chegamos ao décimo aniversário da Vizir! Chegamos em um momento...
Terceiro dia de evento. Fila para entrar, muita gente de novo, mas faz parte! Tudo...
Palco principal do WebSummit, as luzes dele são legais! No primeiro dia, ou melhor,...
Estamos contratando Desenvolvedores(as)! Apaixonados por resolver problemas reais e que...