Impressões NodeConf – Dia 2
11.07
O segundo dia da primeira NodeConf da América Latina começou com o Diego Martins mostrando como é fácil criar uma extensão para o Chrome do zero. Inicialmente, ele fez um Hello World utilizando HTML, CSS e JavaScript de uma forma mais pura. Depois ele nos mostrou como implementar utilizando tecnologias mais recentes como: Node.JS com Express e React. Além disso, mostrou rapidamente como fazer a publicação na Chrome Store.
Depois do almoço, Nelson Frugeri apresentou a palestra com tema “Node in Things!” onde falou sobre o uso do Node.JS com Arduino usando o framework Johnny-Five. Foi apresentada uma visão geral do framework e o funcionamento de um joguinho que ele fez baseado no brinquedo Genius (aquele de memorização de sequências de cores). Aliás, quem quiser conferir o resultado da implementação:
A Kat Marchán, que trabalha no NPM, fez um excelente apresentação das funcionalidades do NPM. Ela também avisou que irão reimplementar completamente a parte de cache do NPM, que deve entrar numa nova versão no ano que vêm, aliás, parece que teremos várias outras melhorias que serão lançadas juntas.
Na sequência foi a vez de vermos um pouco sobre Docker com a palestra “Construindo aplicações escaláveis com Node.JS e Docker” do Bruno Fidelis. Foi passado um resumo do Docker e como ele funciona. Quem quiser conferir a apresentação só acessar o Github do Bruno (e quem quiser saber mais sobre Docker, o grande Hugo Posca, fez uma introdução explicando desde dos conceitos, até a subir um container).
Algo comum para quem trabalha com Node.JS é criar APIs, e na palestra do Christopher EnyTC, tivemos a oportunidade conhecer boas práticas para criá-las e também conhecer a estrutura e ferramentas usadas por ele. A grande ideia da apresentação foi que arquitetar uma API é um grande trabalho e de muita responsabilidade. Você precisa pensar desde da arquitetura em si, a estrutura de arquivos, a modelagem até o ambiente. Portanto, cuidado ao tentar criar a sua própria arquitetura e lembre-se que as escolhas irão impactar toda a equipe. Alguns recomendações legais feitas pelo Christopher foram:
Para quem quiser conferir a arquitetura que o Christopher apresentou, há uma prova de conceito no Github e os slides estão no Speaker Deck.
Após o Christopher foi a vez do Cartola (que trabalha com a gente na Vizir) entrar no palco e falar sobre “Serverless Architecture usando Node e AWS Lambda”. Ele passou um pouco da sua experiência com o Lambda, passando pelos conceitos do arquitetura Serverless até como você deve criar a sua app para usar a AWS Lambda. Foi uma ótima oportunidade para conhecer essa nova arquitetura que está apenas começando a ganhar novos adeptos, com muito potencial de ser usada em grande escala e ser comum como é hoje usar uma VPS. Quem quiser conferir a palestra do Cartola, ela está disponível no nosso Facebook.
E essa foi a primeira NodeConf da América Latina! Esperamos que a nossa cobertura tenha ajudado um pouco aqueles que não puderam ir no evento. E aproveito para agradecer o pessoal da Vizir que foi e ajudou na cobertura. (vlw Jeff, Daniel, Bruno Alcides, Bruno Gil, Cartola, Edson, Chagas, Daiki, Kiyoshi, Hideki e Antonio!).
Ahh… também fizemos dois vídeos com algumas impressões de como foi o evento: dia 1 e dia 2.
Presidente de Portugal no encerramento No último dia aconteceu a trilha FullSTK, focada...
Eita, sô! Chegamos ao décimo aniversário da Vizir! Chegamos em um momento...
Terceiro dia de evento. Fila para entrar, muita gente de novo, mas faz parte! Tudo...
Palco principal do WebSummit, as luzes dele são legais! No primeiro dia, ou melhor,...
Estamos contratando Desenvolvedores(as)! Apaixonados por resolver problemas reais e que...