Impressões NodeConf – Dia 2
11.07
O segundo dia da primeira NodeConf da América Latina começou com o Diego Martins mostrando como é fácil criar uma extensão para o Chrome do zero. Inicialmente, ele fez um Hello World utilizando HTML, CSS e JavaScript de uma forma mais pura. Depois ele nos mostrou como implementar utilizando tecnologias mais recentes como: Node.JS com Express e React. Além disso, mostrou rapidamente como fazer a publicação na Chrome Store.
Depois do almoço, Nelson Frugeri apresentou a palestra com tema “Node in Things!” onde falou sobre o uso do Node.JS com Arduino usando o framework Johnny-Five. Foi apresentada uma visão geral do framework e o funcionamento de um joguinho que ele fez baseado no brinquedo Genius (aquele de memorização de sequências de cores). Aliás, quem quiser conferir o resultado da implementação:
A Kat Marchán, que trabalha no NPM, fez um excelente apresentação das funcionalidades do NPM. Ela também avisou que irão reimplementar completamente a parte de cache do NPM, que deve entrar numa nova versão no ano que vêm, aliás, parece que teremos várias outras melhorias que serão lançadas juntas.
Na sequência foi a vez de vermos um pouco sobre Docker com a palestra “Construindo aplicações escaláveis com Node.JS e Docker” do Bruno Fidelis. Foi passado um resumo do Docker e como ele funciona. Quem quiser conferir a apresentação só acessar o Github do Bruno (e quem quiser saber mais sobre Docker, o grande Hugo Posca, fez uma introdução explicando desde dos conceitos, até a subir um container).
Algo comum para quem trabalha com Node.JS é criar APIs, e na palestra do Christopher EnyTC, tivemos a oportunidade conhecer boas práticas para criá-las e também conhecer a estrutura e ferramentas usadas por ele. A grande ideia da apresentação foi que arquitetar uma API é um grande trabalho e de muita responsabilidade. Você precisa pensar desde da arquitetura em si, a estrutura de arquivos, a modelagem até o ambiente. Portanto, cuidado ao tentar criar a sua própria arquitetura e lembre-se que as escolhas irão impactar toda a equipe. Alguns recomendações legais feitas pelo Christopher foram:
Para quem quiser conferir a arquitetura que o Christopher apresentou, há uma prova de conceito no Github e os slides estão no Speaker Deck.
Após o Christopher foi a vez do Cartola (que trabalha com a gente na Vizir) entrar no palco e falar sobre “Serverless Architecture usando Node e AWS Lambda”. Ele passou um pouco da sua experiência com o Lambda, passando pelos conceitos do arquitetura Serverless até como você deve criar a sua app para usar a AWS Lambda. Foi uma ótima oportunidade para conhecer essa nova arquitetura que está apenas começando a ganhar novos adeptos, com muito potencial de ser usada em grande escala e ser comum como é hoje usar uma VPS. Quem quiser conferir a palestra do Cartola, ela está disponível no nosso Facebook.
E essa foi a primeira NodeConf da América Latina! Esperamos que a nossa cobertura tenha ajudado um pouco aqueles que não puderam ir no evento. E aproveito para agradecer o pessoal da Vizir que foi e ajudou na cobertura. (vlw Jeff, Daniel, Bruno Alcides, Bruno Gil, Cartola, Edson, Chagas, Daiki, Kiyoshi, Hideki e Antonio!).
Ahh… também fizemos dois vídeos com algumas impressões de como foi o evento: dia 1 e dia 2.
Na Vizir Talks #32, o Assis Neto falou sobre suas impressões do Deno.JS, veja o vídeo...
💡 #aprendi é um canal interno onde os Vizires compartilham aprendizados do dia a dia...
💡 #aprendi é um canal interno onde os Vizires compartilham aprendizados do dia a dia...
💡 #aprendi é um canal interno onde os Vizires compartilham aprendizados do dia a dia...
💡 #aprendi é um canal interno onde os Vizires compartilham aprendizados do dia a dia e...