E seguindo nossa linha de posts com conteúdo útil para quem programa, falamos hoje sobre Angular.js. O Tiago é famoso por ser extremamente pragmático e direto em suas respostas. É o “chato do bem” em nossa empresa. Por isso começamos com ele os bate-papos.

Fala aí Tiago, o que te deixa mais feliz ao utilizar o Angular.js?

Não preciso ficar fazendo tudo manualmente com o jQuery, o angular tem o data binding que atualiza a view automaticamente quando há alterações no model.

Para que tipo de aplicação você acha que ele mais se encaixa?

Aplicações web complexas, como por exemplo, um sistema para mercado financeiro que precisa mostrar dados sendo alterados em tempo real.

Eu estou começando agora a aprender Angular.js, o que você recomenda que eu aprenda “direitinho”?

Na minha opinião, o mais importante para se aprender no angular, são as diretivas. Ela são extremamente poderosas, permitindo que você crie um sistema mais estruturado, evitando códigos macarrônicos.

O que você fez em Angular.js que você olhou e disse: “ficou ducaralho!” ?

Desenvolver componentes para o angular é o mais legal, além de você poder ter sua própria tag no html que irá implementar todo o markup/comportamento do seu componente na página, ainda te permite testar esse componente de forma independente, garantindo assim, uma maior qualidade do seu código.

Passe um link, pode ser post, blog ou site que você ache uma boa referência sobre Angular.js.

https://angularjs.org
O site do angular é bem completo, contendo boa documentação e alguns tutoriais.

https://github.com/angular/angular.js/wiki
O wiki do angular no github tem informações mais avançadas, como por exemplo a explicação do algoritmo do objeto escopo e seu comportamento de acordo com outros objetos do angular.

http://www.ng-newsletter.com
O ng-newsletter te mantém atualizado sobre tudo o que esta rolando sobre o angular semanalmente, além de conter diversos artigos bem completos.

http://ngmodules.org/
O ng-modules é essencial para procurar módulos já existentes para o angular, evitando assim ter que ficar reinventando a roda.

http://www.yearofmoo.com
O year of moo é um blog com excelentes artigos sobre como fazer diversas coisas em angular. Como por exemplo SEO, testes, etc.

Valeu Tiago pelos comentários rápidos e diretos!