A entrevista de hoje é com o Vizir que entrou por último em nosso time, o João. Ele faz parte desta leva de japoneses que puxaram um pouquinho os olhos da nossa equipe. Fala aí João!

Passe seus dados… Qual seu nome e idade?
R. João Kiyoshi, 21 anos.

Como te chamam na Vizir? E fora da empresa (por favor só adjetivos publicáveis)?
R. Me chamam de João, mas com apenas um dia de trabalho já soltaram a mais tradicional de todas: Joãoponêis. Fora da Vizir tem vários: João, Johnny, Johnny Boy, Kiyoshi, Jonjon, Jão, João e Maria, João e o pé de feijão.

Uma coisa que chamou a atenção ao olharmos seu currículo foram os joguinhos que você fez em JavaScript, fale um pouquinho mais sobre eles.
R. O primeiro jogo foi o Othello (ou Reverse), feito graças a um tutorial, e considero ele o mais importante para mim, pois foi o momento que mais aprendi sobre Javascript (não conhecia muita coisa antes disso). Depois veio o Tetris, originalmente feito em C, tudo que fiz foi adaptar ele para o Javascript. E, por fim, o Snake… nem usando os super poderes de modificar o código do jogo eu consigo “zerar” ele.Tem um tempinho parado o meu codepen, mas pretendo colocar mais conteúdo, e joguinhos, assim que possível.

Como você aprendeu a programar?
R. Meus primeiros contatos com programação foi na época que era fissurado em RPG Maker… tem Ruby lá! Nem sabia que aquilo era linguagem de programação, não entendia muito. Comecei a entender mais sobre os conceitos básicos de programação durante o curso técnico, e, só depois de um tempo, tive meus contatos com o Javascript.

Você acabou de entrar na empresa, o que achou do nosso processo seletivo?
R. Não pensei que ia conseguir ser um Vizir, não tinha experiência, o bate-papo da entrevista foi muito legal, sinto-me feliz de poder fazer parte Vizir!

O que você acha que trouxe de bom para o time da Vizir? No que você acha que se sai melhor?
R. O que eu trouxe de bom… bem, não tenho muita experiência e estou começando aprendendo NodeJS, trouxe a minha vontade de aprender. Acho que me saio melhor aprendendo com o time da Vizir, que manja muito!

Onde você estuda? Ou já estudou?
R. Estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC São Paulo.

Quando você não está trabalhando o que gosta mais de fazer?
R. Vídeo-games (sou fã da Nintendo), ler, ouvir música e vagar na Internet para incrementar conhecimentos inúteis.

Um filme que você gosta…
R. Gosto muitos dos filmes do Studio Ghibli, em especial, “Mononoke-hime” (Princesa Mononoke) e “Howl no Ugoku Shiro” (O Castelo Animado).

Qual o último livro que você leu? E o livro que você mais gosta?
R. Corações Sujos. Gosto muito da série Harry Potter.

Qual o estilo de música preferido? Qual a banda ou cantor(a) preferido?
R. Gosto de vários estilos, MENOS funk, pagode, sertanejo… Não tenho banda favorita, isso sempre está mudando, atualmente gosto mais de musicas calmas, como indie ou rock alternativo. Atualmente, Blur, Phoenix e The Postal Service.

Um vídeo do You Tube.
R. Qualquer um do “Happy Tree Friends”

Uma música que você não gosta mas sabe a letra.
R. Lepolepo? Me forçaram a traduzir isso para o inglês… Vou dizer uma coisa! Falo nada.

E o que tem achado da Vizir até agora? Tem curtido esta galera?
R. O pessoal me recebeu muito bem! Acho que tem gente ficando preocupado com tantos japoneses na Vizir, hahahaha.