Semana passada, aconteceu na USP a quinta edição dos Diálogos de Competitividade, promovidos pela ABDI. Estes diálogos discutiram diversos aspectos importantes na competitividade dos países e analisou a posição do Brasil no cenário internacional.

Nesta última edição, foi apresentada o Decoder, desenvolvido pelo pessoal a ABDI e do Observatório da Inovação e Competividade e que a Vizir foi responsável por todo o desenvolvimento de software para que fosse possível  visualizar todos ideias e conceitos que eles haviam desenvolvido neste decodificador da competitividade mundial.

O evento contou com presenças ilustres como o o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos, o diretor voluntário do MBC, Irani Varella, o CEO e fundador da Stefanini, Marco Stefanini, o presidente do Ipea, Sergei Soares e o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco.

Veja abaixo a integra do evento: o bate-papo após a apresentação é bem bacana, por volta dos 50 minutos do vídeo.

Na primeira versão, que está atualmente no ar, o objetivo era validar o conceito e apresentar esta ideia aos governos dos mais de trinta países que fazem parte do GFCC, uma federação mundial que discute a competitividade. E não é que deu certo? Os países envolvidos gostaram tanto que deram o sinal verde para a segunda fase.

No final do ano entregaremos uma versão com uma base de dados com mais países e mais indicadores, novas funcionalidades e novo layout.