Por André Pantalião

Pizza da Vizir – Palestra e Troca de Ideias

15.03

Na noite de hoje, dia 14 de março, juntamos o pessoal em nosso escritório para uma noite de palestras, pizza e troca de ideias. Estes encontros são quinzenais, com um tema definido pelo nosso time.

Na Vizir, já utilizamos Node.js e Backbone.js em um grande projeto de um de nossos clientes, além de uma aplicação mobile que faremos baseada em Angular.js. Então é importante que toda nossa equipe esteja sintonizada e troque ideias sobre o assunto. Os temas desta noite foram:

  • Node.js: o Fabrício passou alguns conceitos básicos e suas características. Discutimos pontos do Node que nos forçam a fazer uma aplicação com bom desempenho para processar uma grande quantidade de eventos. Lembramos inclusive de um amigo nosso, Paulo Panhoto, que há 10 anos atrás fez em C uma aplicação que já incorporava diversos princípios presentes no Node.
  • Angular.js: o Antonio falou sobre o Angular, seus usos, “mágicas” e a diferente forma de raciocínio que surge quando você usa o MVC do lado do cliente. Vários Vizires ficaram com vontade de experimentar para valer em um projeto, e pelo jeito o faremos em nosso próximo aplicativo móvel.
  • Backbone.js: o David e Diego estão usando Backbone.js em um grande projeto, e contribuíram com sua experiência e impressões durante o bate-papo.

 

Obrigado Fabrício e Antonio pelas apresentações que fizeram. Seguem os slides utilizados nas palestras abaixo (o Antonio utilizou os slides do Chris Breiding sobre Angular.js).

Seguem alguns “highlights” desta conversa:

“Depois que você começa a trabalhar e raciocinar com o MVC no client-side, você não sente mais vontade de utilizar o MVC tradicional, como o do Rails.”
Diego Nakamashi

“Se você utilizar um framework de JS no client-side, você já tem meio caminho andado para fazer uma boa aplicação HTML5 para celular”
Antonio Anderson

“E aí? Quando vamos colocar o Angular em um projeto?”
Tiago Gonçalves

“Estes frameworks MV* não te forçam uma estrutura. Para você fazer um bom projeto, você acaba definindo como vai estruturar suas classes e arquivos”
David Lojudice Sobrinho

“Esta pizza de quatro queijos estava sensacional”
Comedor de Pizza Anônimo

André Pantalião

Autor do Post

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris scelerisque metus purus, tincidunt consequat enim interdum ut. Duis eget posuere ligula, quis pharetra ipsum.

Recentes