Muitas vezes conversando com nossos clientes, citamos algumas ferramentas do nosso dia-a-dia, e dá para ver que eles não sabem do que estamos falando. Para muitos pode parecer meio absurdo, mas saiba que tem um mundo aí fora que não tem ideia do que seja o Slack ou o GitHub, para citar alguns.

Para esses, uma pequena lista do que usamos no nosso dia-a-dia:

Slack:Usamos para a comunicação do dia-a-dia. Muito mais direto e rápido do que o email. Criamos canais para cada projeto e somente os envolvidos estão nele. Também temos um canal para comunicar o que se passa na empresa. Certas novidades da empresa não precisam de uma reunião ou parar a empresa toda. Também é mais fácil para tirar dúvidas com os colegas. Basta perguntar no nosso canal geral que alguém vai aparecer com uma excelente resposta em pouco tempo.

Trello:Onde administramos nossos projetos. É possível colocar quem é o responsável por cada tarefa e deixar comentários para que os outros possam saber o que se passa. Também ajuda quando acontecem mudanças no time. Basta uma olhada para saber o que já foi feito e entender as dificuldades de certas tarefas e o quais são os próximos passos.

Toggl:Onde medimos quantas horas estão sendo gastas em cada projeto. Uma forma bem simples de especificar o que foi feito em determinadas horas. Também facilita na hora de cobrar nossos clientes.

Github:É onde a comunidade de desenvolvedores está. É lá que pesquisamos e ajudamos em projetos opensource.

BitBucket:Um concorrente direto do Github, com todas as funcionalidades, mas sem uma comunidade do tamanho do Github. Usamos o BitBucket como repositório dos nossos projetos fechados. Escolhemos ele devido ao estilo de cobrança. Ao contrário do GitHub que cobra por repositório, o BitBucket cobra por usuário. O que ,no nosso caso, se torna mais atrativo.

Google apps for work:Ferramenta que as pessoas já estão acostumadas a usar em suas contas pessoais que possui uma variedade de serviços úteis. Apresentações, documentos, planilhas, drive etc.

Dropbox:Um complemento do Google Drive para envio de grandes documentos ou backup de atividades do dia-a-dia.

Zendesk/Groove:Ferramentas que usamos nos projetos que necessitam de muito suporte de usuários. Simples de saber se uma chamada já foi atendida ou se está pendente. Nos ajuda muito a saber os problemas mais comuns e fazer alterações para acabar com elas. O Zendesk e Groove são bem similares, mas o Groove é mais simples e barato que o Zendesk e para um cenário de suporte simples ele atende bem.

Escolhemos essas ferramentas porque foram as que melhores se adaptaram a nossa empresa e nos ajudam a aumentar a produtividade e eficiência.

Conhece alguma outra que poderia nos ajudar ainda mais? Deixe nos comentários. Ajuda é sempre bem vinda.